Como se preparar para a redação no vestibular?

Embora a maioria dos exames seletivos para vagas em universidades e outras instituições de ensino tenha sido adiada é importante manter os estudos e mantê-los em dia para garantir aquela vaga. Isso inclui tanto as matérias da grade curricular do ensino médio quanto se preparar para a redação no vestibular.

Atualmente a redação é exigida pela grande maioria das instituições em seus processos de seleção. Além disso, ela também é requisito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que também é muitas vezes utilizado pelas universidades na composição final da nota do candidato.

redação no vestibular

DICA: Faça sua graduação com 50% de desconto na Estácio agora mesmo.

É por isso que é preciso ter muita atenção e cuidado em relação à produção de textos, o que inclui gramática, concordância e mesmo criatividade. Pensando nisso separamos para você algumas importantes dicas de como se preparar para a redação no vestibular. Então, continue lendo e garanta o sucesso nas provas e a conquista da tão sonhada vaga universitária!

Como garantir o sucesso na redação no vestibular?

O desenvolvimento de uma boa redação que se destaque dentre tantas outras realizadas sobre o mesmo assunto requer preparo e estudo. Além disso, existem algumas dicas que podem melhorar ainda mais a escrita do candidato e auxiliá-lo a obter sucesso no exame seletivo.

Abaixo, confira algumas das principais dicas que podem ser essenciais para que sua redação ocupe um lugar de destaque no exame vestibular, aproximando você de ocupar a vaga universitária desejada.

Leitura é essencial

Uma boa redação no vestibular depende de uma série de fatores. Um dos principais deles corresponde ao rico conhecimento da língua portuguesa, bem como à existência de referências que possam ser utilizadas.

Portanto, leia muito durante a preparação para o exame! Essas leituras não se limitam àquelas obras indicadas no exame ou mesmo às apostilas e livros didáticos. Ela pode ser aplicada com o uso de revistas e livros de ficção e não-ficção.

Assim, não importa o tipo de leitura, o importante é não deixar de praticá-la! Além disso, você perceberá melhoria no desenvolvimento de idéias e facilidade em se posicionar, bem como maior domínio da língua e afastamento de dúvidas comuns!

Estude temas da atualidade

É muito comum que a redação no vestibular traga alguns temas da atualidade para que o candidato discorra sobre, especialmente em redações do tipo dissertativo-argumentativo.

redação no vestibular

É por isso que é crucial que o aluno se prepare para a prova de forma a estudar os temas da atualidade. Para isso é possível se utilizar de notícias de jornais sérios, revistas sobre eventos atuais e outros.

Pratique a escrita para a redação no vestibular

Não basta ler, é preciso também praticar a própria escrita durante o preparo para o exame vestibular. Para tanto deve-se considerar uma série de questões.

Primeiramente, é importante que o candidato pratique os diferentes tipos de redações que podem ser cobrados na prova. Dentre eles estão carta, dissertação, descrição e narração.

Ainda, ao praticar a escrita para a redação no vestibular, é importante que o candidato repare em suas principais dificuldades e nos seus pontos fortes. A partir de então é possível direcionar os estudos para reforçar o conhecimento nas áreas em que se encontram maiores percalços.

Outro ponto importante durante a prática da redação durante os estudos é que o tempo que ela leva para ser desenvolvida seja controlado. Afinal, o exame vestibular possui limite de tempo e ele deve ser colocado em prática durante os estudos. Assim o estudante pode se preparar realmente para o que o espera.

Baseie-se em outros exames e redações já feitas

A quarta dica que separamos especialmente para você diz respeito às demais redações já realizadas e aos demais temas já propostos para a produção textual em vestibulares.

Normalmente a instituição universitária segue algum tipo de padrão em relação aos temas propostos e tipo de redação exigida. Dessa maneira, não deixe de buscar as provas antigas para entender o que lhe espera. Aliás, use-as para treinar sua escrita!

Ao mesmo tempo, busque conhecer quais foram as redações com as maiores notas e as leia com cuidado, faça anotações e busque entender como ela se diferencia!

Faça um roteiro do texto e se atente ao tema

Por fim, uma boa forma de desenvolver uma redação é desenvolver um roteiro relativo ao texto. Dessa maneira, o aluno pode anotar em um rascunho o formato que pretende seguir e também quais informações estarão em cada setor textual.

Ao mesmo tempo é importante que o estudante tenha cuidado em relação ao tema. Não raro candidatos são descartados na redação no vestibular pelo fato de terem fugido ao tema proposto e isso é desastroso! Durante os estudos, destarte, é imprescindível que o candidato treine o reconhecimento do tema e formas de desenvolvê-lo sem que se desvie do caminho proposto.

Com essas dicas você será capaz de arrasar na redação no vestibular e garantir a conquista da vaga universitária sonhada. Ainda, todas essas dicas podem ser colocadas em prática para o exame do ENEM ou para concursos públicos.